[RESENHA] POLLYANA - ELEANOR H. PORTER

PollyannaTítulo: Pollyana
Autor: Eleanor H. Porter
Editora: Galera Record
Classificação: 3,5/5★
Número de páginas: 180
Compare e Compre: Amazon | Americanas | Cultura 


Ficção / Infantil / Infanto-juvenil / Literatura Estrangeira / Romance

Órfã de pai e mãe, Pollyanna, uma menina de 11 anos, é acolhida pela tia Polly, sua única parente viva. Rica e intransigente, a tia é desprovida de compreensão e afetividade, e recebe a menina em sua casa como um dever. Pollyanna, por sua vez, é uma menina encantadora, que a todos conquista com sua paixão pela vida e pelas pessoas, seu otimismo, sua alegria de viver... e o Jogo do Contente, que pratica e ensina a quem quiser aprender. Um jogo em que ninguém perde, todos ganham - e se transformam. Clássico da literatura juvenil universal, publicado em 1913, esse livro vem encantando gerações de leitores de diferentes idades em diversas línguas, tendo se tornado leitura obrigatória e necessária a quem quiser ver a vida sem amargura, descobrindo sempre o lado bom de tudo.


Por incrível que pareça, li esse livro pela primeira vez em 2018, o que é bem estranho, já que essa obra é famosa e antiga. Confesso que não sentia muito interesse em ler mas tomei vergonha na cara e me joguei na leitura. O livro inicia mostrando a vida de sua tia Paulina, uma mulher rica,amargurada e estressada. Ela recebe uma carta avisando que o pai de sua sobrinha Pollyana havia falecida e ela se encontrava sozinha (pois sua mãe já havia morrido há um tempo). Procurando cumprir seu dever como parente, Dona Paulina solicita que Pollyana venha morar com ela, mesmo não estando satisfeita com a situação, ela manda Nancy (uma de suas empregadas) arrumar o velho quartinho para a pobre menina. A menina chega e se mostra muito feliz para quem perdeu o pai, segundo ela, devemos ser felizes, não importa a situação, por isso ela sempre joga o 'jogo do contente', um jogo que o pai dela inventou e a família toda jogava. Esse jogo mudou a vida não só de Paulina e os funcionários da casa, mas também mudou a vida de toda a vizinhança.

Apesar de ser um livro bem antigo, 'Pollyana' nos traz uma grande lição de vida, se eu pudesse definir esse livro em uma palavra, eu escolheria 'gratidão', devemos sempre ser gratos e a leitura dessa obra me levou á reflexão, ás vezes nós reclamamos de tudo, esquecemos de agradecer a Deus e as pessoas. Seria maravilhoso se esse livro fosse uma leitura obrigatória para todos. Apesar do livro ser incrível, devo confessar que não é o meu livro favorito. Ele poderia ser desenvolvido melhor, senti certa pressa da autora, sabe? em certos pontos ela foi muito direta. Tirando isso, a leitura é muito boa e eu recomendo, já jogou o jogo do contente hoje?

Postar um comentário

My Instagram

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates